Cuidado com os fios: mitos e verdades sobre a queda de cabelo

Compartilhe:
Foto: Getty Images

Dizem que algumas estações do ano podem agravar a perda dos fios. Mas, a queda pode estar relacionada a uma série de problemas mais sérios como infecções, dermatite seborreica, alopecia, menopausa ou deficiências nutricionais. Por trás disso, existem muitas dúvidas sobre a perda das madeixas. Abaixo, separamos alguns mitos e verdades sobre a saúde capilar.

O uso de shampoo antiqueda funciona no tratamento?
Verdade, mas não é a única solução. Esse tipo de shampoo é ótimo para o tratamento da queda de cabelo. Mas, para que o seu uso seja eficaz, é importante seguir uma rotina diária de cuidados. Antes de comprar qualquer produto, consulte um dermatologista para que ele possa te indicar o melhor shampoo para o seu tipo de cabelo.

É necessário fazer uso de outro dermocosmético ou medicamento?
Verdade. O uso de uma máscara ou ampola capilar melhora o aspecto da haste capilar e evita a sua quebra. O uso de medicamentos como o minoxidil, inibidores de 5-alfa redutase, a antiandrógenos e nutracêuticos são excelentes para fortalecer os fios.

O estresse pode causar a queda dos fios?
Verdade. Parece pouco provável, mas o estresse é uma das principais causas de queda de cabelos nos dias de hoje. Uma queda de até 100 fios ao dia é normal, porém, em situações muito estressantes existe uma maior secreção do hormônio cortisol, levando uma perda maior do cabelo. Repare se a sua escova fica com “tufos” de cabelos após escová-los.

Existem outras formas específicas de queda de cabelo, como a alopecia areata, que é uma doença autoimune, também agravada e desencadeada pelo estresse. Por isso a importância de consultar um dermatologista!

A química não pode causar a queda dos fios?
Mito. O uso de tinturas, alisamentos e progressivas, assim como o secador, o modelador de cachos e a chapinha, podem produzir a quebra dos fios, levando à queda.

Uma boa alimentação ajuda na saúde dos fios?
Verdade. A saúde da pele, unhas e cabelos começa por uma boa alimentação. Tudo vem de dentro para fora! É importante a ingestão de proteínas, vitaminas A, C, H e ômega 3, encontradas nas carnes, ovos, cereais integrais, frutas, vegetais verdes escuros, salmão, nozes e castanhas.

Por fim, algumas atitudes simples podem ajudar a manter os cabelos lindos durante o verão. Por exemplo, nunca prenda os fios enquanto estiverem molhados, hidrate as madeixas após a ida a praia ou piscina e evite ao máximo fontes de calor como secador e chapinha.

Coleção de verão moda evangelica
Acesse agora mesmo e aproveite nossas promoções 😉

Compartilhe:

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This