Checar dados do fornecedor, condições de entrega, comparar se os preços não são muito abaixo da tabela e outros tantos cuidados são necessários na hora de comprar algum produto na Black Friday.
Só para ter uma ideia, segundo a Deloitte (consultoria), em 2011 cerca de 21% compraram na internet no fim do ano. Poucos anos depois, essa porcentagem ultrapassa os 70%.
Além dos sites já conhecidos no meio eletrônico, existem alguns que surgem poucos meses antes da Black Friday. Porém, como evitar dor de cabeça nas compras online?
Confira cinco dicas para minimizar ao máximo os problemas e garantir os melhores descontos!
- Tenha calma
Quem nunca comprou algum produto ou peça de roupa no impulso que atire a primeira pedra. Ter calma, analisar se a compra é necessária e conferir as avaliações do site na internet é preciso.
O Procon-SP lista quatro perguntas que o consumidor pode fazer a si mesmo:
a) Preciso realmente desse produto ou serviço?
b) Tenho informações suficientes sobre ele?
c) Tenho de comprar agora?
d) Essa decisão vai comprometer meu orçamento?
- Procedentes da loja
Ao entrar num site, procure informações como CNPJ, razão social, endereço, telefone ou e-mail. Ligue o sinal de alerta se o site oferecer apenas um celular ou e-mail como forma de contato!
Lembre-se, quanto mais canais a loja virtual divulgar, mais segurança para o consumidor caso algo dê errado.
- Consulte o site do PROCON
O Procon-SP divulgou uma lista com mais de 200 sites de comércio eletrônico que devem ser excluídos da lista de confiáveis, pois já apresentaram problemas.
Além disso, dados sobre números de reclamações já feitas sobre a loja virtual e índices de solução dos problemas podem ser encontrados no site da Sindec (plataforma que reúne informações de todos os Procons do Brasil).
- Compare preços
Sim, é indispensável comparar preços. Não é porque é Black Friday que os descontos realmente estão valendo tanto a pena. No Brasil nós sabemos que muitas coisas (não todas) são pela metade do dobro. Pesquise, compare preços desde já e faça boas compras!
- Arrependimento e pós-venda
Todo consumidor tem direito de arrependimento de até sete dias úteis a partir do recebimento do produto. Caso isso aconteça, a solução é entregar em contato com o fornecedor o quanto antes e formalizar o pedido de devolução.
Guarde os comprovantes de compra e exija nota fiscal quando receber o produto.
Anotou as dicas? Boas compras!
Muito bom, estaremos atentos as promoções enganosas.