Skip to content

Alergias na pele: conheça as mais comuns e saiba como evitar

alergia na pele
Compartilhe:

alergia na pele é uma reação inflamatória que pode acontecer em diferentes regiões da pele. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, coceira e bolinhas avermelhadas na pele.

As alergias de pele são dermatites não contagiosas, por isso, não há problema em partilhar objetos, roupas e tocar na pele. Entre as mais comuns, separamos uma lista com algumas. Confira!

ALERGIAS NA PELE: SAIBA QUAIS SÃO AS MAIS COMUNS

1- Urticária
Para quem não sabe, a urticária é uma lesão avermelhada, que aparece em placas e com relevo, provocando coceira. Pode ser desencadeada por medicamentos, alimentos, picadas de inseto ou contato com substâncias como látex e tintas.

2- Angioedema
Tem a mesma origem da urticária, porém, é mais grave porque atinge as camadas mais profundas da pele. Pode provocar inchaço dos lábios, língua, olhos e das vias respiratórias. É preciso procurar um dermatologista o quanto antes!

3- Dermatite de contato
É uma forma de irritação da pele causada pelo contato com substâncias específicas. É uma das alergias mais comuns atualmente. Além disso, pode ser dividida entre dermatite de contato irritativa ou dermatite de contato por sensibilização.

4- Dermatite atópica 
Também conhecida como eczema atópico, essa lesão é muito comum em crianças, que surge em áreas de dobras, como a parte de trás dos joelhos, pescoço e parte de trás dos cotovelos. Portanto, nos bebês, a face é uma das áreas mais atingidas.

Será que tem como evitar um quadro alérgico? As peles mais hidratadas, pessoas que tomam banho morno e usam sabonetes adequados conseguem manter a barreira de proteção da pele mais protegida. 

Em casos de crise, corticoides tópicos ou orais podem ser necessários, mas em todos os casos é necessário consultar um dermatologista. Somente um profissional poderá indicar o melhor tratamento para a sua alergia.

Acima de tudo, mantenha sua higiene em dia, hidrate-se e saiba o que pode ou não causar alergia em você.

 

Moda evangelica verão 2020

Compartilhe:
Share This