Skip to content

Afinal, como fazer compras pela internet de forma segura?

como fazer compras pela internet
Compartilhe:

Há pouco anos, comprar pela Internet parecia uma tarefa desafiadora, cheia de incertezas e que gerava muito medo na maioria das pessoas. Hoje, com as facilidades que a compra online oferece, entender como fazer compras pela internet não é difícil, além de gerar comodidade e otimização de tempo.

Desde roupas a móveis, acessórios, eletrônicos, imóveis, entre outras categorias: é possível encontrar tudo a apenas alguns cliques de distância. Depois é só esperar e receber as suas compras em casa com conforto e segurança.

No entanto, embora o medo de comprar online esteja cada vez mais distantes dos consumidores, alguns cuidados são essenciais e garantem um final feliz às compras virtuais.

Neste artigo, vamos abordar algumas dicas sobre como fazer compras pela internet de forma segura. Boa leitura!

Desconfie dos descontos

Uma das grandes vantagens do e-commerce são os preços sempre mais atrativos quando comparados às lojas físicas. Os grandes descontos fisgam muitos compradores online, mas uma dica importante para saber como fazer compras pela internet é desconfiar de ofertas tentadoras.

No universo da internet, há muitas possibilidades de fraudes, pois é muito fácil criar um site e oferecer produtos falsos para enganar os consumidores. Em uma rápida pesquisa, é possível saber o preço médio do produto que deseja e assim encontrar promoções sedutoras.

Por isso, desconfie dos preços muito abaixo da média e tenha cuidado redobrado antes de efetuar as compras em sites super promocionais. Nesse caso, o risco de ser uma loja falsa, criada somente para capturar os dados de cartão de crédito e documentos, é grande.

Confira a reputação da loja

Se a Internet facilita a vida das pessoas oferecendo a compra online, outra grande vantagem é a praticidade de acessar todas as informações com alguns cliques. Por isso, para se certificar de que a loja, mesmo com descontos grandes, é de confiança, basta pesquisar no Google buscando referências sobre o fornecedor.

A reputação da loja pode ser pesquisada em sites específicos de reclamações dos consumidores. Procure saber a opinião de quem já comprou, se já foram realizadas muitas vendas e há quanto tempo a empresa atua no mercado.

Para ajudar na busca, o Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) disponibiliza uma lista de sites que já receberam reclamações ao ponto de serem evitados pelos consumidores online.

Verifique se o ambiente do site é seguro

Uma dica imprescindível é verificar a segurança do link acessado. Para isso, é preciso que o ícone de um cadeado apareça no lado esquerdo na barra de endereços do navegador.

Para maior segurança, o endereço eletrônico deve começar com as letras “https”: esses indicadores mostram que os dados enviados são codificados e o ambiente virtual é seguro para navegação, inclusão de informações pessoais, registro de cartão de crédito e contas bancárias.

Outro indicador de segurança é checar se a empresa cumpre o Decreto Federal nº 7962/13. Esse decreto determina que lojas virtuais tenham endereço, telefone e CNPJ informados em locais destacados em seus sites. Na maioria das vezes, essas informações aparecem no final da página.

Compre quando tiver tempo disponível

Manter a cautela e fazer compras quando realmente há tempo para isso é uma simples atitude que ajuda a não cair em ciladas, já que você não terá o risco de agir por impulso, mesmo se você encontrou uma promoção aparentemente irresistível.

O cenário ideal para compra virtual é quando você tem tempo suficiente para pesquisar marcas e modelos, conhecer todos os preços disponíveis, saber a política de trocas da empresa e os prazos de entrega.

O cuidado deve ser redobrado especialmente em épocas de alta procura, como o Dia dos Namorados, Natal e Dia das crianças, pois checar todas as informações antes de fechar uma compra contribuiu para não ter surpresas ao receber o produto.

Para ter total confiança na empresa e conseguir evitar possíveis fraudes, é muito importante conferir todos os passos que garantem a segurança da compra online. Para isso, siga as dicas apresentadas acima para garantir a sua proteção e os seus direitos.

Agora que você já sabe como fazer compras pela internet de forma segura, aproveite para conferir nossas dicas sobre como escolher a roupa certa para ir à igreja.lançamentos monia moda evangelica primavera verão

 

Compartilhe:
Share This