Skip to content

Entenda a importância do descanso para o seu bem-estar

Compartilhe:

Cuidar da casa, da família, dos afazeres do trabalho e ainda ser regular na igreja não é tarefa fácil. Para dar conta de tudo isso, é imprescindível que você saiba a importância do descanso para a sua saúde física e mental. Você que é uma mulher evangélica, mas moderna, com certeza, tem muitas obrigações no seu dia, não é mesmo?

No entanto, chega um momento em que o corpo precisa repousar para recuperar as energias. Essas pausas para relaxar devem ser frequentes e não somente quando o estresse bater. Para que você compreenda a importância desta prática, separamos quais são os principais benefícios. Confira!

Menos estresse

Ao contrário do que muitos pensam, descansar não é só ficar deitado, assistindo TV ou sem fazer nada. Para relaxar, você pode ler um livro, brincar com os seus filhos ou praticar algum hobby que a distraia das suas obrigações e afazeres.

Além disso, é importante que você durma bem para que o seu corpo e a sua mente possam se recuperar. Com isso, automaticamente, você sentirá menos estressada, ficará mais tranquila e com mais disposição para encarar as suas tarefas.

No entanto, no início pode parecer um desafio. Você pode, até mesmo, se sentir culpada por estar parada, descansando, mas é importante que pense na sua saúde e no seu bem-estar.

Mais produtividade

A importância do descanso também está relacionada à sua produtividade e qualidade no desempenhar das suas atividades. Quando você está estressada, cansada ou até mesmo em estado de esgotamento, será mais fácil cometer erros, além de ficar com o raciocínio mais lento.

Dessa forma, em vez de pensar que ao trabalhar muito está produzindo, é, na verdade, o contrário. Quanto mais cansada e estressada, maior será o seu nível de esgotamento. No entanto, quando você repousa e relaxa, não só produz mais, mas também com qualidade.

Menos doenças

Médicos e estudos já comprovaram que dormir bem e descansar podem não só prevenir, mas também curar doenças. Isso acontece porque a sua imunidade aumenta e, consequentemente, fica mais forte e menos propensa a desenvolver patologias físicas e mentais como a hipertensão e a síndrome de burnout, um tipo de distúrbio depressivo decorrente do esgotamento físico.

Além disso, a melhora também é estética! O descanso contribui diretamente para a regeneração da sua pele e dos tecidos musculares, garantindo que você não fique com olheiras e nem mesmo com aquela aparência de cansada, que é um dos grandes causadores do envelhecimento cutâneo precoce.

Mais disposição

Já percebeu que ao fim de um final de semana tranquilo e de descanso você se sente mais disposta para realizar as suas atividades? Quando dorme tarde, está sempre na correria ou não tem um sono adequado, o seu corpo se sentirá sobrecarregado e menos disposto.

O nosso organismo dá sinais de quando precisamos parar e repousar. Você pode perceber que ficará mais lenta e com menos energia. Sendo assim, a importância de descansar é visível na sua disposição em executar cada atividade.

Fortalecimento da memória

Recentemente, um estudo feito pela Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, publicado no periódico Neurology, ligou a falta de descanso e as noites mal dormidas ao risco de desenvolver ou desencadear o Alzheimer.

Quando você descansa e dorme bem, acontece a chamada síntese de proteínas, que é responsável pelas suas conexões neurais, permitindo o seu aprendizado e memória. Contudo, se você não faz pausas e não tem uma boa noite de sono, começará a se esquecer de coisas importantes e terá mais dificuldade em fixar algo que foi aprendido.

A importância do descanso está tanto em aspectos físicos quanto mentais. Quando você repousa um pouco, faz coisas que a relaxem ou dorme, o seu corpo consegue recuperar as energias e ter mais força e disposição para continuar trabalhando. Então, nada de pensar que é de ferro! Descanse frequentemente e não só quando sentir que não aguenta mais.

Viu como é essencial para a sua saúde tirar um tempo para você? Se tem dificuldade em exercer todas as suas tarefas do dia, confira o nosso artigo com dicas para conciliar igreja, trabalho e família.

 

 

Compartilhe:
Share This