Skip to content

Moda executiva: saiba como uma líder deve se vestir no trabalho

Moda executiva: saiba como uma líder deve se vestir no trabalho
Compartilhe:

Vestir-se para o trabalho já é uma tarefa difícil, mas quando você está em uma posição de liderança dentro da empresa, a escolha das roupas pode trazer ainda mais dor de cabeça. A moda executiva serve justamente para alinhar o que toda mulher gosta de vestir e o que o mercado de trabalho espera dela.

Afinal, cada vez mais as mulheres estão ocupando lugares que antes eram só dos homens nas empresas. Isso é uma vitória e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade.

Pensando no tipo de roupa ideal para as mulheres em cargo de liderança, chegamos à conclusão de que cada tipo de negócio exige diferentes formas de comportamento das colaboradoras, mas, de modo geral, a expectativa é a de que uma mulher em cargo de liderança tenha uma imagem sóbria e elegante.

Entrando em um novo ambiente você precisa chamar atenção, mas com discrição. Em uma reunião com o cliente, por exemplo, tem aquela história da primeira impressão. No caso de reuniões de negócio, a primeira impressão precisa mesmo ser boa, porque se não for, também pode ser a última.

Muitos executivos não dão uma segunda chance e, acredite, o que você veste pode influenciar muito na decisão de dar ou não credibilidade ao que você está falando.

Para te ajudar nesse aspecto, fizemos este texto com algumas dicas sobre a moda executiva para mulheres líderes reconsiderarem o guarda-roupas e as atitudes também. Confira:

Esteja confortável

Por mais que a elegância seja muito importante, as pessoas vão ver de longe se você estiver desconfortável dentro de uma peça de roupa. Os blazers e terninhos, por exemplo, são lindos, mas devem estar no tamanho certo porque facilmente ficam pequenos e dificultam os movimentos do corpo.

moda executiva_blazer e casacos

O salto alto é outra peça que é símbolo de elegância, mas que você só deve usar se tiver muita confiança no seu andar em cima dele, afinal, o risco de cair aumenta muito, e se você fizer aquele andar desajeitado de quem está aprendendo a andar em cima do salto todo mundo vai perceber.

moda executiva_salto alto

Conheça o seu tipo de corpo

Existem, pelo menos, cinco tipos de corpos de mulheres no mundo. Nenhum deles é mais bonito que o outro, mas cada um merece um cuidado especial na hora de escolher as roupas.

Mulheres com corpo triangular, por exemplo, têm os ombros mais estreitos que a parte da cintura, por isso é indicado que elas apostem em mais estampas na parte de cima do corpo, em blusas ou terninhos mais coloridos.

Cada tipo de corpo recebe bem algumas peças e muito mal outras. É essencial que você conheça o seu tipo para não ficar batendo sempre nas mesmas teclas e acertar em cheio no look.

Tipos de corpo mulheres

Invista em cores neutras

Optar por cores neutras é o caminho mais fácil na hora de montar um look, já que elas foram consagradas como sinônimo de elegância, seriedade e bom gosto: tudo o que uma verdadeira líder precisa ter.

Muita gente só lembra do preto e do branco quando pensa em cores neutras, mas muitas cores estão em alta e com muitas opções: nude, caramelo, bege, rosé, marrom e verde militar. A vasta opção de cores neutras também pode diminuir o tempo que você gasta escolhendo o que vestir, já que elas podem ser facilmente combinadas entre si.

Moda executiva_cores neutras

Acerte no jeans

O jeans é uma peça chave na hora de compor looks, já que ele é versátil, confortável e todo mundo tem. No entanto, quando se trata de moda executiva, é preciso saber como vestir um jeans.

Em ambientes de trabalho é recomendado usar sempre o jeans escuro, afinal, o claro mostra as imperfeições do corpo. Se você optar por uma calça skinny, lembre-se que é importante usar uma blusa larguinha para ‘esconder’ o quadril. Já se a escolha for uma calça de boca larga, as famosas flare, nada melhor que uma blusa justinha para dar destaque ao modelo da calça.

Outra dica é saber combinar peças jeans. Se você quiser usar uma calça e um colete jeans, utilize o tom sobre tom. Se a calça for escura, aposte em um colete claro. Se a calça for clara, opte por um colete escuro.

A moda executiva também aceita saias

A saia pode ser uma grande aliada no mundo do trabalho, afinal fica difícil variar o look tendo sempre que usar calça, não é mesmo? Mas para que você monte uma combinação perfeita com elas, é preciso ter atenção em um detalhe: a única regra é que elas não podem ser mais curtas que quatro dedos acima do joelho.

Os principais modelos de saia que funcionam em qualquer dresscode das empresas são: saia midi, saia lápis e, especialmente, a saia godê.

Moda executiva_saia

Saiba investir na make certa

Na hora de trabalhar, é ideal apostar em uma maquiagem monocromática que reforce apenas uma área de seu rosto: ou olhos ou boca, afinal, um ambiente de trabalho pede discrição, mas também elegância. Uma boa pedida são as sombras neutras: perolado, champanhe, dourado, marrom, prata e daí por diante, levando sempre em consideração o tom de sua pele. Sem esquecer, é claro, do rímel seu fiel aliado.

Evite excessos

Lembre-se que tudo que é demais não é legal. Cor demais, brilho demais, grande demais, curto demais etc. Evite que as pessoas olhem para você e vejam o que você está vestindo em vez de ver a essência que você quer passar.

Afinal, roupa nenhuma vai fazer você fechar aquele negócio importante com o novo cliente. Elas devem servir como um meio de impressionar positivamente, mas se chamam atenção demais, algo está errado.

Saiba reconhecer o seu meio

Por fim e não menos importante: saiba reconhecer o tipo de pessoa com quem você está lidando. Todas as dicas que preparamos servem como parâmetro para a construção de looks elegantes e finos, mas nem sempre é isso que o seu meio pede.

Existem segmentos que exigem mesmo é que você se destaque no meio da multidão, por isso a moda executiva não pode ser resumida em um único texto. Acredite sempre no seu palpite e, sempre que necessário, entre em contato com a gente e nós vamos encontrar os looks ideais para você! Acesse agora moda evangélica

Moda_executiva_loja_By_Sophi

Compartilhe:
Share This